sábado, 26 de maio de 2012

PENTECOSTES


 No dia de Pentecostes, que acontece cinquenta dias após a Páscoa, comemora-se a efusão do Espírito Santo sobre a Igreja. Desde a Ascensão de Cristo, os apóstolos não tinham mais a presença física de Jesus e em cumprimento à sua promessa o Espírito foi enviado sobre os apóstolos.  
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças em que o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido.
No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, os apóstolos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De repente o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas (cf. At 2,1-11).
Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.
Há diversidade de dons, mas um só espírito.  A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. (1Cor 12, 4. 7)
Os Sete Dons do Espírito Santo, como são citados pela tradição católica e que se tornaram fonte de devoção popular, são enumerados na Bíblia no versículo 2 do capítulo 11 do Livro do Profeta Isaías: "Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, espírito de SABEDORIA e de ENTENDIMENTO, espírito de CONSELHO e de FORTALEZA, espírito de CIÊNCIA e de PIEDADE e de TEMOR DE DEUS".


Um comentário:

  1. Que pela força do Espírito Santo possamos inundar a Igreja com fiéis comprometidos com a cxonstrução do Reino de Deus, assumindo a nossa missão na Igreja e no mundo.

    ResponderExcluir