segunda-feira, 4 de junho de 2012

MISSÃO OU PROFISSÃO?


A partir da juventude aparece o problema do trabalho. Que profissão escolher? Muitas vezes as pessoas nem podem escolher, devem aceitar o que o mercado do trabalho oferece. Surge aqui uma pergunta: há alguma relação entre a profissão que exercemos e a vida como missão? Costuma-se separar as duas opções: profissão é uma coisa, missão é outra. Será que é assim mesmo? Não se trata de separá-las, mas de integrá-las.

Neste caso, a prioridade deve ser pela missão. É mais importante. A vida é missão sempre, em todo momento, também no trabalho. Trata-se de integrar o trabalho no projeto mais amplo da vida como missão. Se, por exemplo, a missão que damos à vida é trabalhar por uma sociedade justa, solidária, honesta; se nós queremos viver um estilo de vida sóbrio, ecológico, claro que isso vai repercutir na profissão que exercemos. A missão dá sentido e sabor à profissão. Às vezes, questiona, interpela, provoca, denuncia maneiras erradas de exercê-la.
Há o perigo de exercer a profissão de maneira mecânica, repetida, rotineira, sem novidade. Isso acontece bastante nas profissões dependentes. Há também o perigo de reduzir a profissão a interesses mesquinho, egoístas, visando unicamente o lucro. Muitos fazem da profissão um meio para explorar, dominar, humilhar, corromper, exercem a profissão sem ética, sem valores, sem dignidade, movidos por uma concorrência cruel e destruidora. Onde está a missão na profissão?
A missão, aquela verdadeira, dá sentido à profissão, dá-lhe vida, mais criatividade, mais autenticidade, mais gosto. A missão questiona, ilumina, orienta a profissão; anima e denuncia, quando for preciso. A missão situa a profissão num projeto de vida maior; a missão é mais abrangente, mais dinâmica, vai sempre além da profissão.
A relação entre missão e profissão se nota melhor depois que as pessoas se aposentam do trabalho. O que pode acontecer? Uma pessoa de uma comunidade contou cera vez que tinha ido visitar um casal amigo. O marido havia se aposentado fazia poucos meses. Viu que ele estava agitado, queixava-se, reclamava um pouco de tudo; chato mesmo. A esposa a certo momento não aguentou mais e falou alto ao marido: “Ó marido, depois que você se aposentou, se tornou insuportável nesta casa. Por favor, vai fazer qualquer  coisa por aí afora, só velha em casa para comer e dormir, como antes”. Que foi que aconteceu na vida daquele marido? Ele exerceu sua profissão honestamente, mas de maneira mecânica, batendo o ponto, sempre a mesma coisa. Nada de encarar a vida como missão. Ao aposentar-se ficou meio perdido, sem saber como utilizar o tempo. E deu nisso.
Há um grande desperdício de energias preciosas nas pessoas aposentadas. É sinal evidente de que a vida não foi, nem é vivida como uma missão. Se a missão tivesse sempre orientado sua vida, ao aposentar-se teria se perguntado: e agora, com tanto tempo disponível, que vou fazer? Como fazer da vida uma missão m tempo de aposentadoria? Que projeto vou assumir? Que tipo de serviço eu posso fazer em família, na comunidade, na sociedade? Será que todos os aposentados levantam estes questionamentos? E o número de aposentados está aumentando cada vez mais.
A vida como missão é linda! A missão nunca aposenta, tira sempre a vida do estacionamento. A missão recria, valoriza as imensas energias da vida das pessoas, escolhe serviços, de acordo com as situações. A missão ajuda a viver, empolga, enche de dinamismo e de esperança, sabe combinar paciência impaciente e impaciência paciente. Que bom fazer da vida uma missão! Portanto, o desafio é fazer da profissão uma missão. A tragédia seria reduzir a missão a uma profissão, um prejuízo enorme.
(Extraído da obra do Padre Luís Mosconi – A Vida É Missão)

Um comentário:

  1. Telma e Wilton
    Ás vezes não acreditamos que as pessoas que estão ao nosso lado têm condições de adivinhar o que estamos precisando em determinados momentos da vida.
    Estamos sempre prontos a explicar o que estamos sentindo, e quando nos deparamos com um ato de carinho, ficamos praticamente sem ter o que dizer,é assim que estamos nos sentindo agora.Sem palavras pra dizer o quanto gostamos da mensagem que recebemos e felizes por saber que vocês têm o mesmo carinho e a mesma afeição por nós.
    Foi lindo!
    Nosso coração ficou feliz ao sentir o carinho de vocês por nós.
    Por isso achamos que esta seria a melhor maneira de agradecer por tudo.
    Assim talvez ,possamos transmitir a vocês a alegria que recebemos junto com a mensagem que enviou para nós.

    Obrigado por tudo!

    Pela mensagem que foi linda e pelo carinho que inúmeras vezes dedicaram a nós.

    Narlene e Osvaldo

    ResponderExcluir